A educação é, por sua origem, seus objetivos e funções um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente constituída. Não é a mesma em todos os tempos e em todos os lugares, e se encontra vinculada ao projeto de homem e de sociedade que se quer ver emergir através do processo educativo. Deste modo, a educação é entendida como promotora de mudanças e geradora de avanços se ocorrer em uma prática dinâmica e reflexiva.
Entende-se, pois, para que os desafios que atualmente se apresentam à educação sejam devidamente equacionados, faz-se necessário, de tempos em tempos, adequar e sistematizar as propostas de educação de cada município. Por isso, a construção/revisão do Plano Municipal de Educação – PME é fundamental, uma vez que por meio dele os participantes podem opinar e auxiliar a construir uma educação melhor.
O PME 2015/2025 está alicerçado no Plano Municipal de Educação sancionado pela Lei Municipal nº 3.976, de 8 de agosto de 2008, ao Plano Estadual de Educação – PEE, versão preliminar (2015), ao Plano Nacional de Educação – PNE, Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 e, ainda, procura atender à realidade local, às políticas públicas e à meta conjunta para elevar a qualidade da educação concordiense.
Este documento é o resultado de um planejamento coletivo que apresenta as intenções, o percurso e as responsabilidades de cada um por um período de 10 (dez) anos, conforme preconiza o artigo 214 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a Lei Federal n° 13.005/2014. A participação das esferas municipais, estaduais, federais e dos segmentos privados garantiu a diversidade de olhares, a tessitura de possibilidades e a reflexão coletiva.
É válido, para finalizar, reforçar que na estrutura deste documento apresentam-se as metas e estratégias para o próximo decênio da educação do Município de Concórdia. Expressa o olhar atento e preocupado para com as necessidades da educação concordiense, interessada em uma educação de qualidade e alinhada às políticas estaduais e nacionais.