Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais, para 98% (noventa e oito por cento) até 2020 e, até o final da vigência deste PME, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
– ESTRATÉGIAS
9.1 Assegurar a oferta gratuita de programas de Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de oportunizar a frequência escolar de todos.
9.2 Promover ações em âmbito municipal que identifique a demanda por vagas na EJA.
9.3 Divulgar vagas, escolas e programas de EJA do Município com o objetivo de estimular a população para o ingresso e terminalidade.
9.4 Avaliar, periodicamente, os alunos que frequentam a EJA, com a aplicação de testes de reclassificação, priorizando aqueles alunos trabalhadores.
9.5 Garantir a oferta da EJA em espaços adequados, bem como, programas suplementares de transporte e merenda escolar.
9.6 Assegurar a oferta de vagas ou programas da EJA para as pessoas privadas de liberdade.
9.7 Criar parcerias no setor público com o privado para incentivar a retomada dos estudos de alunos trabalhadores, de baixa escolaridade, com oferta inclusive em horários alternativos.
9.8 Estimular a realização de programas que objetivem a qualificação profissional e tecnológica da população, público alvo desta modalidade de ensino.