Triplicar as matrículas da educação profissional, técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.
– ESTRATÉGIAS
11.1 Ampliar a oferta de matrículas e cursos na educação técnica de nível médio, atendendo à demanda e a especificidade do Munícipio, na perspectiva de estruturas planejadas, evitando a saturação de profissionais da mesma área e a falta em outras.
11.2 Estimular, entre as instituições que oferecem programas de formação de profissionais para a educação técnica de nível médio, a realização de parcerias entre si, ou com outras instituições de nível superior, iniciativa privada e segmentos afins, visando o fortalecimento desta modalidade de ensino.
11.3 Implantar um cadastro municipal das instituições que trabalham com educação profissional técnica inicial e continuada, a fim de assegurar a consolidação de indicadores e estatística sobre essa modalidade.
11.4 Incentivar, permanentemente, por meio de recursos públicos e privados, a produção de programas de Educação a Distância que ampliem as possibilidades de educação profissional técnica de nível médio para toda a população.
11.5 Promover a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio preservando seu caráter pedagógico, integrado ao itinerário formativo do aluno, visando a formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude.
11.6 Aderir aos programas de reconhecimento de saberes para fins de certificação profissional em nível técnico nas instituições credenciadas.
11.7 Estimular permanentemente o uso das estruturas públicas e privadas para a qualificação e re-qualificação de trabalhadores, com vistas a inseri-los no mercado de trabalho com mais condições de competitividade e produtividade, possibilitando a elevação de seu nível educacional, técnico e de renda.
11.8 Oferecer cursos de educação profissional técnica de nível médio à população carente do Município, subsidiando o aluno através de bolsas de estudos, passes escolares, auxílio-alimentação e material escolar.
11.9 Cooperar na institucionalização de sistema nacional de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes pública e privada.
11.10 Expandir o atendimento do Ensino Médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, de acordo com os seus interesses e necessidades.
11.11 Garantir a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação nos cursos de Educação Profissional, oferecidos pelas instituições das diferentes redes de ensino.
11.12 Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Pública Federal e Estadual para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 20 (vinte).
11.13 Aderir aos programas de assistência estudantil e mecanismos de mobilidade acadêmica, visando garantir as condições necessárias à permanência dos alunos e à conclusão dos cursos técnicos de nível médio.
11.14 Adotar políticas afirmativas para reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio.
11.15 Realizar, periodicamente, pesquisas no Município, em parceria com instituições públicas e privadas, sobre tendências e cenários de mercado para criação e implementação de cursos de formação profissional.
11.16 Desenvolver, no âmbito da municipalidade, um portal da educação profissional de Concórdia, alimentando-o periodicamente.
11.17 Fomentar e garantir estudos e pesquisas sobre a articulação entre formação, currículo, pesquisa e mundo do trabalho, considerando as necessidades econômicas, sociais e culturais do Município.
11.18 Apoiar e fomentar transporte escolar para o fortalecimento da educação profissional, oportunizando apoio financeiro ao aluno que opta por um Ensino Médio integrado à educação profissional, independente de ter ensino médio regular próximo a sua residência.