• APRESENTAÇÃO
  • PME
    • Sobre o PME
      • – Atas
      • – Agenda de Trabalho 2018
      • – Início das Atividades de Monitoramento 2018
      • – FOTOS
    • Comissão Coordenadora
    • Comissão Técnica
    • RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO – 2018-2019
      • 1 – 7
        • RESULTADOS META 1
        • RESULTADOS META 2
        • RESULTADOS META 3
        • RESULTADOS META 4
        • RESULTADOS META 5
        • RESULTADOS META 6
        • RESULTADOS META 7
      • 8 – 14
        • RESULTADOS META 8
        • RESULTADOS META 9
        • RESULTADOS META 10
        • RESULTADOS META 11
        • RESULTADOS META 12
        • RESULTADOS META 13
        • RESULTADOS META 14
      • 15 – 21
        • RESULTADOS META 15
        • RESULTADOS META 16
        • RESULTADOS META 17
        • RESULTADOS META 18
        • RESULTADOS META 19
        • RESULTADOS META 20
        • RESULTADOS META 21
    • Notas técnicas
      • Estratégias 16.2 e 18.8
      • Estratégia 21.3
    • Material de apoio
  • METAS
    • 1 – 7
      • META 1
      • META 2
      • META 3
      • META 4
      • META 5
      • META 6
      • META 7
    • 8 – 14
      • META 8
      • META 9
      • META 10
      • META 11
      • META 12
      • META 13
      • META 14
    • 15 – 21
      • META 15
      • META 16
      • META 17
      • META 18
      • META 19
      • META 20
      • META 21
  • CONTATO
  • DOWNLOADS
  • APRESENTAÇÃO
  • PME
    • Sobre o PME
      • – Atas
      • – Agenda de Trabalho 2018
      • – Início das Atividades de Monitoramento 2018
      • – FOTOS
    • Comissão Coordenadora
    • Comissão Técnica
    • RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO – 2018-2019
      • 1 – 7
        • RESULTADOS META 1
        • RESULTADOS META 2
        • RESULTADOS META 3
        • RESULTADOS META 4
        • RESULTADOS META 5
        • RESULTADOS META 6
        • RESULTADOS META 7
      • 8 – 14
        • RESULTADOS META 8
        • RESULTADOS META 9
        • RESULTADOS META 10
        • RESULTADOS META 11
        • RESULTADOS META 12
        • RESULTADOS META 13
        • RESULTADOS META 14
      • 15 – 21
        • RESULTADOS META 15
        • RESULTADOS META 16
        • RESULTADOS META 17
        • RESULTADOS META 18
        • RESULTADOS META 19
        • RESULTADOS META 20
        • RESULTADOS META 21
    • Notas técnicas
      • Estratégias 16.2 e 18.8
      • Estratégia 21.3
    • Material de apoio
  • METAS
    • 1 – 7
      • META 1
      • META 2
      • META 3
      • META 4
      • META 5
      • META 6
      • META 7
    • 8 – 14
      • META 8
      • META 9
      • META 10
      • META 11
      • META 12
      • META 13
      • META 14
    • 15 – 21
      • META 15
      • META 16
      • META 17
      • META 18
      • META 19
      • META 20
      • META 21
  • CONTATO
  • DOWNLOADS
  • Home
  • METAS
  • 8 – 14
  • META 14

META 14

Estabelecer parcerias, em articulação com o Estado, a União e o Município, para a elevação gradual do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu.

 

– ESTRATÉGIAS

 

14.1 Incentivar a participação de professores da educação básica nos programas de pós – graduação strictu sensu, por meio de licenças remuneradas, como incentivo à carreira e a qualidade da formação docente.

14.2 Estimular a criação de cursos de pós-graduação strictu sensu em áreas que atendam as necessidades e as peculiaridades dos diversos setores para o desenvolvimento socioeconômico do Município.

14.3 Estimular estudos e pesquisas em direitos humanos e inclusão, sobre gênero, orientação sexual e identidade de gênero, diversidade religiosa, relações étnico-raciais, educação ambiental, tecnologia assistiva, pedagogia da alternância, quilombola, indígena, povos do campo, comunidades tradicionais, para o público da educação especial e em situação de privação de liberdade.

14.4 Estimular a articulação entre graduação, pós-graduação e núcleos de pesquisas, para estudos e elaboração de currículos/propostas pedagógicas que incorporem ao processo de ensino-aprendizagem, questões sobre educação especial, relações étnico-raciais, o enfrentamento à todas as formas de discriminação, a educação ambiental, quilombola, indígena, dos povos do campo e comunidades tradicionais.

14.5 Estimular a articulação entre pós-graduação, núcleos de pesquisa e cursos de formação para profissionais da educação básica, de modo a garantir a elaboração de currículos e propostas pedagógicas que incorporem os avanços de pesquisas ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e às teorias educacionais.

14.6 Fomentar, em articulação com as IES, pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, paradidáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, com vistas à promoção do ensino e aprendizagem, bem como das condições de acessibilidade dos estudantes com deficiência, transtorno  do  espectro  autista,  transtorno  de  déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade e altas habilidades ou superdotação, e criar programas que promovam a socialização  dos resultados das pesquisas.

evolve theme by Theme4Press  •  Powered by WordPress