Estabelecer parcerias, em articulação com o Estado, a União e o Município, para a elevação gradual do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu.
– ESTRATÉGIAS
14.1 Incentivar a participação de professores da educação básica nos programas de pós – graduação strictu sensu, por meio de licenças remuneradas, como incentivo à carreira e a qualidade da formação docente.
14.2 Estimular a criação de cursos de pós-graduação strictu sensu em áreas que atendam as necessidades e as peculiaridades dos diversos setores para o desenvolvimento socioeconômico do Município.
14.3 Estimular estudos e pesquisas em direitos humanos e inclusão, sobre gênero, orientação sexual e identidade de gênero, diversidade religiosa, relações étnico-raciais, educação ambiental, tecnologia assistiva, pedagogia da alternância, quilombola, indígena, povos do campo, comunidades tradicionais, para o público da educação especial e em situação de privação de liberdade.
14.4 Estimular a articulação entre graduação, pós-graduação e núcleos de pesquisas, para estudos e elaboração de currículos/propostas pedagógicas que incorporem ao processo de ensino-aprendizagem, questões sobre educação especial, relações étnico-raciais, o enfrentamento à todas as formas de discriminação, a educação ambiental, quilombola, indígena, dos povos do campo e comunidades tradicionais.
14.5 Estimular a articulação entre pós-graduação, núcleos de pesquisa e cursos de formação para profissionais da educação básica, de modo a garantir a elaboração de currículos e propostas pedagógicas que incorporem os avanços de pesquisas ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e às teorias educacionais.
14.6 Fomentar, em articulação com as IES, pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, paradidáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, com vistas à promoção do ensino e aprendizagem, bem como das condições de acessibilidade dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade e altas habilidades ou superdotação, e criar programas que promovam a socialização dos resultados das pesquisas.